Exame do dia 13-2-98

Anterior: Resolução do exame do dia 30-1-98
Nodo Superior: Índice

Docentes: Jaime Villate e Ana Paula Barbosa
Duração: 2 horas.

Pode responder em qualquer ordem e a lápis. O formulário encontra-se no outro lado desta folha.

  1. (4 valores) No circuito que aparece na figura, a leitura do amperímetro é a mesma quando os dois interruptores estão abertos e quando os dois estão fechados. Calcule a resistência R.

  2. (4 valores) Um condutor esférico oco tem raio interno a e externo b. Uma carga pontual positiva q está no centro da esfera e o condutor está descarregado. Calcule o potencial V(r) em todos os pontos, admitindo que V = 0 em r = , e desenhe o gráfico de V(r).

  3. (5 valores) Um fio condutor fino tem uma densidade linear de carga uniforme e está encurvado formando um arco circular que subtende um ângulo 2 o, conforme mostra a figura. Mostre que o campo eléctrico no ponto O tem módulo E = (2 k  sin o)/R.

  4. (4 valores) Uma espira quadrada de cobre, com 4 cm de lado encontra-se sobre a superfície horizontal de uma mesa. Um electroíman está colocado por cima da mesa, com o seu pólo norte um pouco acima e à esquerda da espira, de maneira que o campo magnético é aproximadamente uniforme e aponta para baixo através da espira, formando um ângulo de 30° com a vertical. Calcule a fem média induzida na espira a medida que o campo magnético varia desde zero até o seu valor final de 0.5 T, em 200 ms. Qual será a direcção da corrente induzida?

  5. (3 valores) Defina: onda plana, onda polarizada e onda harmónica.


Jaime Villate