Exame do dia 16-1-98

Próximo: Resolução do exame do dia 16-1-98
Anterior: Resolução do exame do dia 8-1-99
Nodo Superior: Índice

Docentes: Jaime Villate e Ana Paula Barbosa
Duração: 2 horas.

Pode responder em qualquer ordem e a lápis. Com consulta do formulário.

  1. (3 valores) Considere uma onda electromagnética plana, polarizada linearmente na direcção do eixo dos x, que se propaga na direcção positiva do eixo dos y. A sua frequência é de 12 MHz e a sua amplitude é Eo = 0,008 V/m; (a) calcule o período e o comprimento de onda (b) escreva uma expressão para E(t) e para B(t).

  2. (3 valores) A diferença de potencial entre os terminais de uma bateria é 4,5 V quando a bateria é percorrida por uma corrente de 3 A, na direcção do terminal negativo para o positivo. Quando a corrente é de 2 A, na direcção oposta, a diferença de potencial aumenta até 12 V. (a) Calcule a resistência interna da bateria; (b) qual é a f.e.m. da bateria?

  3. (4 valores) Calcula-se em geral a capacidade de um condensador plano desprezando os efeitos das bordas, isto é, supondo o campo interno uniforme e o campo externo nulo. Quando se consideram os efeitos de bordas, o valor exacto da capacidade é superior ou inferior a este valor aproximado? (justifique claramente a sua resposta).

  4. (4 valores) Uma barra metálica de comprimento l = 9 cm desloca-se com velocidade uniforme v = 18 cm/s, dentro de um campo magnético uniforme B = 3,5 G, perpendicular à barra (ver figura). Calcule a diferença de potencial Va - Vb.

  5. (6 valores) Calcule o campo eléctrico produzido pela distribuição de carga (em unidades SI)
    (r) =
    0,05
    r2
    e-3r
    0 r 0,1
    0
    0,1 < r


Jaime Villate