Exame do dia 19-1-2001

Próximo: Resolução do exame do dia 19-1-2001
Nodo Superior: Índice

Docente: Jaime Villate
Duração: 2 horas

  1. (4 valores) O circuito do lado esquerdo, com quatro terminais, vai ser substituído pelo circuito equivalente do lado direito. Calcule os valores que deverão ter R1, R2 e R3.


  2. (4 valores) Calcule o fluxo (para fora) do campo vectorial
    F = 4xy  i- y2  j+ yz  k
    através da superfície do cubo delimitado pelos planos x = 0, x = 1, y = 0, y = 1, z = 0 e z = 1. Diga (justificando as suas respostas) se este campo poderia ser um campo electrostático ou um campo de indução magnética.

  3. (3 valores) O potencial eléctrico a uma certa distância de uma carga pontual é 600 V (arbitrando potencial nulo no infinito) e o campo eléctrico é 200 N/C. Calcule a distância e o valor da carga.

  4. (4 valores) Uma esfera de raio a, tem carga eléctrica distribuída de forma que a carga volúmica é = Ar, onde A é uma constante e r a distância ao centro da esfera. Calcule o potencial electrostático produzido pela esfera.

  5. (5 valores) Um condutor cilíndrico oco, com raio interno a e raio externo b transporta uma corrente I, paralela ao eixo do cilindro, distribuída uniformemente na secção transversal do condutor. Usando a lei de Ampère, calcule o campo de indução magnética em função da distância até o eixo do cilindro (R).


Jaime Villate